HOME PAGE

EMPRESA

AGENTE FIFA

ATLETAS

Osvaldir /Lateral direito

Contactos


Total de visitas: 22988
 
AGENTE FIFA

 

 

O AGENTE FIFA

O que é um agente FIFA?

A profissão de agente esportivo é regulada pela FIFA e pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF, que estabelecem os parâmetros para o exercício da profissão. Para ser Agente credenciado pela FIFA, em qualquer parte do mundo é necessário prestar o exame, independente de ser Advogado ou não.

O Assessor jurídico da CBF, o advogado e uma das maiores autoridades do país, em leis esportivas, Valed Perry, esclareceu as vantagens de ser Agentes Fifa.

Tem que ser uma pessoa capacitada, responsável. O agente visa dar mais credibilidade, pois se acaso ele induza o jogador a fazer algo errado, nós comunicamos à Fifa que certamente vai caçar a licença de agente”, alertou, acrescentando: “Os clubes e jogadores terão a vantagem de ter uma pessoa licenciada, com a garantia da Fifa, sem contar que na CBF tem uma Comissão de Resolução de Litígios para dar ainda mais segurança aos clubes, jogadores e agentes”. Para ser Agente credenciado pela FIFA, em qualquer parte do mundo é necessário prestar o exame.

Desde dezembro de 2000, vendo a crescente demanda de empresários em todo o mundo, a Fifa, entidade máxima que regula o futebol mundial, criou uma prova para credenciamento de empresários, os "Agentes Fifa", únicos autorizados a representarem jogadores em transferências.

Para transferências nacionais , tem exceção, os pais, irmãos ou cônjuges do atleta não precisam de licença e podem representá-lo em qualquer transação., também podem operar sem credencial os advogados devidamente registrados na OAB.

Na verdade o termo agente FIFA é conhecido popularmente, não é correto perante a FIFA o uso desse termo. O correto é nos chamar de agente de jogadores licenciados. Mas na linguagem jornalística, Agente Fifa, Agente de Jogadores, Empresário de jogadores, tudo é a mesma coisa. No caso de quem tira sua licença no Brasil, pela CBF; o correto é chamar de agente de jogadores licenciado pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF.

O “Agente FIFA” é um representante de jogador de futebol ou de um clube de futebol, que tem plenos poderes para negociar tanto em seu País como em todo o mundo.

O que precisa para ser um AGENTE DE JOGADOR licenciado?

Possuir razoáveis conhecimentos sobre o Estatuto da FIFA, de seu Regulamento e do Estatuto do Jogador, assim como do Estatuto da CBF, noções de Direito Civil e do Trabalho, pertinentes a contratos e também da legislação que regula o exercício das atividades do jogador de futebol.

Fazer inscrição para a prova da FIFA na CBF e ter sucesso no exame.

Após passar na prova, o candidato precisa pagar as taxas de credenciamento, que são o seguro de responsabilidades profissional e assinar e assinar o Código Deontológico (conforme Anexo 2 do Regulamento de Agentes de Jogadores, da FIFA), pelo qual se compromete a cumprir os princípios básicos ali descritos, enquanto atuar como Agente de Jogador.

Quem pode representar o atleta além do Agente Fifa?

Independem, no entanto, de licença para atuar como intermediário nas negociações, os pais, irmãos, cônjuge, ou advogado devidamente inscrito na OAB, desde que o façam pessoalmente.

 

Veja que o Advogado, só pode atuar dentro do território nacional. Para fazer negociações internacionais, o Advogado tem que ter a credencial FIFA. Para obter a CREDENCIAL o candidato deverá requerê-la, por escrito, à CBF, tendo como condição fundamental, reputação ilibada e ter sucesso no exame e solicitar o credenciamento.